9.11.11

As relações de afeto

Dando sequência à programação da 12ª edição da Semana Espírita, Jason de Camargo, conferencista espírita, escritor e ex-presidente da FERGS- Federação Espírita do Rio Grande do Sul, abordou “As relações de Afeto”, na quarta-feira, dia 27. 
Jason destacou que o homem encontra-se num trabalho de aprimoramento espiritual há milênios. O processo iniciou quando o homem tinha desenvolvido  apenas os instintos d econsercvação e de perpetuação da espécie. Com o tempo, explicou, apareceram as emoções, que são as reações a um estímulo qualquer pelo psiquismo.

Primitivismo
Salientou que, quanto mais próximo do primitivismo se encontra o homem mais intensos são os sentimentos de maldade, egoísmo e orgulho. Estes sentimentos inferiores são os responsáveis diretos pela geração de sofrimentos na cami-nhada do homem.
Jason  de Camargo informou, ainda, que vários estudos científicos realizados neste área vêm demonstrando os efeitos dos sentimentos na saúde humana.  Lembrou que o indiviíduo que convive com o rancor arquivado normalmente sofre com a calcificação nas artérias. 
O sofrimento humano, segundo Jason, nasce de um processo de deseducação da mente. Lembrou que terapeutas afirmam que “o homem constrói um ego sofredor” superestimando as pequenas dores e os reveses naturais da existência.
 

Reação às doenças

Destacando a importância do processo de educação da mente, Jason de Camargo lembrou que pessoas submetidas a doenças reagem de maneira diferente, conforme seu nível de pensa-mento, de vibração. “A mesma doença é enfrentada de formas diferentes pelas pessoas”, disse, lembrando que, em muitos casos, a reação às doenças depende da interpretação da mente de cada ser.
Jason de Camargo salientou que o homem persegue o processo de crescimento e desenvolvimento e que, lentamente, deixará para trás o tempo dos sentimentos mais primitivos e intensos, alcançando outro patamar existencial. “Sairemos do estágio da maldade para o da bondade, do ressentimento para o perdão”. Porém, lembrou que o caminho é longo. “A viagem que fizemos de aperfeiçoamento aqui na Terra será longa”.

Autoconhecimento

Jason de Camargo destacou que, para buscar o aperfeiçoamento,  o homem deve investir no desenvolvimento da paciência nas suas relações familiares e na vida em sociedade. “O homem paciente vive mais, reage melhor aos problemas e aos desafios que surgem em sua existência”, disse, lembrando a necessidade do processo de autoconhecimento visando o desenvolvimento da cons-ciência.
Nas relações afetivas é fundamental a paciência e a busca pela harmonia, especiamente  entre companheiros de trajetória, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário