17.10.11

Sexualidade e Família na 12ª Semana Espírita

A 12ª edição da Semana Espírita será realizada entre os dias 24 e 29 deste mês, na Sociedade Espírita Amor e Caridade

A tradicional Semana Espírita, promovida pela Sociedade Espírita Amor e Caridade, chega na sua 12ª edição. Neste ano o evento será realizado entre os dias 24 e 29 deste mês de outubro. O tema será a Sexualidade e Família - Um olhar contemporâneo à luz do espiritismo.
A abertura estará a cargo da médica ginecologista e obstetra Tiane Salum, na noite de 24, às 20h, quando abordará a Sexualidade e a Família.
Na quarta-feira, dia 26, Jason de Camargo, escritor e conferencista, falará sobre As Relações de Afeto. 
A Busca do prazer - hedonismo, será o tema a ser tratado por Gabriel Salum, na quinta-deira, dia 27.
O encerramento da programação da Semana Espírita ocorrerá no sábado, dia 29, às 15h, quando Neuza Scheffer, abordará A Família Bem Resolvida. A entrada é franca, não necessitando prévia inscrição.
O tema é atualíssimo. Uma verdadeira preocupação que atinge especialmente os pais e os educadores, que vivenciam de perto as transformações que atingem as novas gerações, notadamente na pasagem da fase infantil à adolescência, com  a descoberta prematura da sexualidade. 
O processo pode gerar inicialmente apenas cons-trangimento às partes. Porém, a desinformação poderá, ainda, ter consequências mais graves como a gravidez precoce,  o desenvolvimento de doenças sexuais transmissíveis, além de dissabores como traumas e frustrações pela vivência de experiências insatisfatórias. A família, em regra, não está preparada para discutir questão tão importante. Neste caso o costume é o silêncio. Sexualidade tornou-se uma questão velada, ignorada no âmbito familiar e mesmo no educacional.  
A respeito do tema, destaca o escritor e palestrante espírita Jerri Almeida: “apesar de vivermos na sociedade da informação, as famílias muitas vezes não se apropriam dessas informações para o diálogo orientador. Muitos pais partem, equivocadamente, do princípio que a mídia já está esclarecendo, ou que cabe à escola a orientação sexual dos seus filhos”.
Outro problema enfrentado na atualidade é a superexposição da sexualidade na mídia, especialmente nos programas de televisão (inclusive infantis), antecipando aquilo que seria um processo natural transformado agora numa verdadeira competição pela busca do prazer, sem responsabilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário