4.6.10

A contribuição de Gabriel Dellane

Por Volnei Marins

Após a morte de Allan Kardec,  discípulos sérios foram desacreditados por uma ciência oficial apegada às velhas fórmulas e por uma multidão de ignorantes, presunçosos,  fortemente influenciados pelos religiosos da época. Não se poupavam zombarias ao Espiritismo.
Dois homens surgiram no meio deste caos. Sutilmente deram ao Espiritismo, então desprezado, a base moral, indispensável para sua difusão. Léon Denis e Gabriel Delanne (foto). 
No presente artigo  me atenho a Delanne.    Filho de  Alexandre Delanne, que foi amigo e fervoroso discípulos de Kardec, e Marie Alexanderine Didelot.
Em “A evolução anímica”, Delanne expõe de uma forma clara e eviudente a marcha evolutiva do ser desde o reino mineral, vegetal e animal até chegar à condição humana. Para isto foi necessário um leto processo evolutivo ateavés das forma inferiores da natureza.
Na forma anímica identifica-se a progessão ascendente do espírito, que foi crescendo à medida em que se aproximada da condição humana. 

Delanne demonstra cientificamente, passando os ensino pelo crivo da razão, que em toda a criação nada existe de ilógico, de arbitrário, que possa destruir a grandiosa harmonia das leis de Deus. Que não há necessidade de milagres para explicação sobre o processo de criação. Uma vez libertos das malhas de uma religião  aprisionada em dogmas, através da razão esclarecida, vimos que o homem não é um anjo decaído a chorar a perda de um paraíso imaginário. Que este ser não deve submeter-se a representantes de um Deus parcial, caprichoso e vingativo.
Da mesma forma,  o homem não  carrega a marca de um pecado original, que o condena desde o berço e tampouco depende a sua sorte de outro, nem seu futuro está amarrado a alguma condição inatingível.
Gariel Delanne certamente, com sua vontade, sua fé e inteligência, contribuiu para o esclarecimento de todos sobre a mecânica da criação e a evolução do ser pelas leis da natureza, através de sua obra “Evolução anímica”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário